Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o Intercon 2014

  • Blog
  • 18 de Novembro de 2014

Aconteceu no último sábado no Hotel Unique, em São Paulo, o maior evento de tecnologia e criatividade da América Latina, o InterCon. O evento é organizado pela iMasters e a 11ª edição reuniu mais de 1200 pessoas, profissionais técnicos de desenvolvimento e marketing. Não sei se todos vocês sabem, mas nosso nome, “Concrete”, vem de “Consulting Creative Technology”. Criatividade e tecnologia estão, portanto, no nosso DNA e é claro que não poderíamos estar fora de um evento como esse.

O que move a tecnologia

Desculpem pelas fotos, o ambiente escuro não se deu muito bem com a câmera do celular. =/

 

O evento foi dividido em dois palcos: o Arena, principal, no qual tivemos diversas palestras com o tema central do evento, e o Espaço Breakpoint, que falou também sobre inovação e empreendedorismo, e foi organizado em parceria com o pessoal da Appsterdam. O Thiago Lioy e o Victor Lima, aqui da Concrete, falaram nesse segundo palco, mas daqui a pouco eu conto o que rolou lá. Antes, vamos falar sobre o palco principal.

A primeira palestra no Palco Arena foi do Sérgio Mugnaini, da Loducca. As dicas que mais gostei foram: cuidado com a globalização da ideia (considerar a regionalidade é essencial) e acredite na simplicidade (nem sempre o rebuscado é o melhor), mas ele deu várias dicas legais sobre filosofia criativa.

Filosofia Criativa

 

Em seguida, o gerente de marcas do Twitter Pedro Porto falou que o grande diferencial da rede é o “ao vivo”, e que é uma rede de interesses, e não de relacionamento. Neste ponto, o papel do marketing é criar uma ponte entre o indivíduo (o @) e o interesse dele (a #).

twitter

 

Leo Cardoso, da Espalhe, contou um pouco sobre o Sururu Valley, o Vale do Silício de Alagoas, e deixou os quatro “mandamentos” do Valley, que são: 1) Enxergar de fora; 2) O digital é beta; 3) Feito é melhor que Perfeito; e 4) A inovação pode ser simples. O professor da ESPM, JC Rodrigues, falou que o trabalho do marketing é estimular nossos sentidos para controlar as emoções e deu exemplos bem legais sobre o assunto. Depois do almoço foi a vez de Ricardo Sangion, country manager do Pinterest no Brasil, falar sobre as opções e o potencial da rede social para as marcas.

Pinterest

 

Steve e.Ponto, da Cubocc, contribuiu dizendo que ainda fazemos vídeos para a internet como fazíamos para a TV, sem considerar as particularidades do meio, e mostrou cases bem legais de como usar a interatividade em vídeo, como esse clipe da banda Móveis Coloniais de Acaju.

Dauton Janota falou sobre o Pleimo, uma plataforma que pretende oferecer música de qualidade reconhecendo e valorizando o artista. O tema de Gabriel Borges, CEO da Ampfy, era Instagram. O dado que mais gostei foi que o engajamento no Instagram é 15 vezes maior do que no Facebook, e os usuários normalmente consomem 100% do que é postado em suas timelines. Interessante, não?

instagram

 

O CCO da Isobar Fred Saldanha levantou algumas questões interessantes, que me fizeram pensar bastante em inovação dentro de empresas já estabelecidas, como por exemplo: “por que a Kodak não inventou o Instagram?” ou “Por que a Blockbuster não criou o Netflix?”. A partir delas, ele ressaltou a importância de considerar onde nossos usuários estarão no futuro. Por fim, o consagrado professor da USP Luli Radfahrer fez uma apresentação cheia de referências e dados interessantes sobre Inteligência Artificial e como ela pode nos afetar a longo prazo.

E no espaço Breakpoint?

O segundo palco do Intercon foi organizado pelo pessoal da Appsterdam, que realiza diversos encontros sobre desenvolvimento mobile e tecnologia em geral, e a primeira palestra foi justamente sobre como surgiu o grupo e qual a atuação dele no Brasil, feita por Diogo Tridapalli, um dos desenvolvedores da 99Taxis. Depois dele, o engenheiro de software da Elo7 Osni Oliveira falou sobre o que há de novo para o desenvolvedor no iOS8.

O Thiago Lioy, desenvolvedor iOS aqui na Concrete e autor do livro e da série sobre integração contínua em iOS que vocês já conhecem, falou sobre como criar um produto digital de sucesso na palestra “From idea to failure”.

Lioy

 

Nela, Lioy falou sobre como fazer sentido o mar de ferramentas e processos que desenvolver produtos digitais demanda, mantendo o foco e garantindo o sucesso. Os slides dele estão aqui:

Depois dele quem falou foi o Nilson Souto, desenvolvedor iOS freelancer, sobre as vantagens e desvantagens da nova proposta de API gráfica de baixo nível da Apple, a Metal. E aí foi a vez do Victor Lima, nosso gerente da área mobile, falar sobre como funcionam na prática os times mobile e ágeis aqui na Concrete.

Lima

 

A ideia foi falar quais são as melhores práticas para descobrir, desenvolver e gerenciar um app mobile, os papéis e as funções envolvidas e as ferramentas e plataformas usadas, incluindo integração contínua, testes e etc. Os slides dele são esses:

Depois do almoço, Marcelo Glauco, que é idealizador de estratégias de redes sociais voltadas para o 3º setor, falou sobre como aumentar o engajamento do Facebook. Segundo ele, a chave é a emoção e muito BI. Elisa Carlos Pereira, consultora do CIETEC, falou um pouco sobre como o ambiente influencia no sucesso de uma startup, por meio de cases da Europa e da América Latina. Depois dela, Tássia Spinelli falou sobre o Design Thinking e o protagonismo do usuário para o desenvolvimento de um projeto.

Para terminar, Cléo Cardinale, da Ci&T, falou sobre Lean UX em projetos mobile, mostrando que experiência do usuário não é uma escolha, e Ariel Lambrecht, fundador da 99Taxis contou como vingar sua startup sem gastar muita grana.

99taxis

Resumindo, deu pra ver que teve bastante conteúdo legal, né? E não foi só isso. A organização estava impecável e o local escolhido não poderia ser melhor. Outro ponto interessante foi o formato Arena do primeiro palco. O palestrante fica no meio, e os participantes em círculo em volta do palco, com telões em todo o espaço. É um formato bastante interessante, que estimula a ideia de “conversa”, e não “palestra”.

Enfim, mais um ótimo evento! Parabéns para a iMasters, Locaweb, AppsterdamBR e a todos os que participaram. E você, participou? Concorda ou discorda? Comente aqui embaixo!