Concrete Logo
Hamburger button

O que faz um Scrum Master?

  • Blog
  • 9 de Abril de 2015
Share

Texto publicado originalmente pelo site Profissionais TI. Veja aqui.

Você sabe qual é a rotina de trabalho de um Scrum Master?

Observando o time de Scrum (Scrum Master, Product Owner, Time de Desenvolvimento), fica claro deduzir que o Time de desenvolvimento passa o dia programando e o “dono do produto”, ou Product Owner, fica buscando as melhores definições para o “produto”. Mas e o Scrum Master? É o gerente do projeto? É o mestre do Scrum? Qual é o seu papel?

sm

 

O Scrum Master trabalha focado em facilitar e potencializar o trabalho do Time de Scrum, utilizando seu conhecimento de Scrum e suas habilidades em lidar com pessoas, em facilitação, em comunicação e em resolução de conflitos, entre outras. O Scrum Master ajuda o Product Owner e o Time de Desenvolvimento a serem mais eficazes na realização do seu trabalho.

E isso não é nada fácil de se fazer. Resolver impedimentos, promover mudanças organizacionais, ser neutro, facilitar e moderar discussões e fazer com que todos os papéis, eventos e artefatos do Scrum sejam bem compreendidos e executados é uma tarefa árdua. Imagine que o notebook de um integrante do time de desenvolvimento quebre e o processo atual da empresa para conserto ou troca de notebooks leva 15 dias, o Sprint é de duas semanas e só se passaram dois dias do Sprint atual. O que fazer? É o Scrum Master quem tem que se virar para resolver isso. E é por isso que digo que promover mudanças organizacionais é um dos seus papéis, afinal neste exemplo ele terá que mudar um processo para resolver o impedimento.

Como o Scrum prega times auto-organizados, pode parecer estranho que muitos times ainda precisem de um líder. Entretanto, o Scrum Master exerce esta função, porém, com o propósito único de servir e liderar o time até que este lidere a si mesmo.

smm

 

O Scrum Master precisa estar presente, full-time, para o Time de desenvolvimento e para o Product Owner. Só assim será capaz de saber os obstáculos que podem impedir o trabalho do time em tempo real e, assim, rapidamente tomar ações para removê-los antes que ameacem a meta do Sprint. O SM pode ainda perceber erros na utilização do Scrum e ensinar a prática correta e prever e resolver com mais eficácia conflitos entre os componentes do Time, além de estar pronto para servir e à disposição de todos.

Como podemos ver, a rotina diária de um Scrum Master é repleta de desafios e recheada de muito trabalho, sendo necessário usar muitas técnicas e habilidades para alcançar o objetivo final junto com o time: entregar valor ao negócio.

Viu só? Sua impressão acerca do Scrum Master já mudou, não é? Se tiver alguma observação, crítica ou comentário sobre o texto, é só aproveitar o campo abaixo. Até a próxima!