Concrete Logo
Hamburger button

Como foi o POs on Beer?

  • Blog
  • 21 de Maio de 2016

Normalmente, uma vez por mês chamamos desenvolvedores de diversas tecnologias para falar sobre elas enquanto comemos pizza e tomamos cerveja. Já tivemos diversas iniciativas de Coders on Beer, mas nos últimos eventos resolvemos mudar um pouco e chamar os POs, ou Product Owners, para conversar. Deu certo! Foram ótimas oportunidades de aprendizado e troca de experiências.

Começamos em São Paulo, no dia 26 de abril. O primeiro assunto foi Produto Mínimo Viável (ou MVP), e quem falou sobre ele foi a Viviane Martins. Nossa PO levantou a questão: é possível construir um produto mínimo viável realmente mínimo? E defendeu a ideia de que o MVP deve manter o foco na necessidade original e ser feito aos poucos, mas bem feito. Se você quiser saber mais, os slides dela estão aqui.

Em seguida, a Roberta Altermann falou sobre Alinhamento de Propósito (aqui estão os slides). Ela começou falando sobre experimentos de motivação, mostrou as teorias do Daniel Pink, e terminou apontando a importância do equilíbrio entre autonomia e alinhamento. Por fim, Victor Lima falou sobre product design and agile thinking, usando estes slides. A ideia foi falar do desenvolvimento moderno de produtos digitais e da importância do foco no usuário ao criar um produto. Se você estava presente, deixe o seu feedback aqui. Se você não pôde vir, pode assistir o vídeo da gravação abaixo =)

Na última terça-feira, foi a vez dos POs do Rio puxarem o assunto. Quem começou o evento foi o Harrisson Souza, fazendo uma talk bem interessante sobre maturidade comportamental de times ágeis. Ele falou sobre o modelo Scarf, sobre certeza/segurança, autonomia, conexão e diversos assuntos relacionados à psicologia e que interferem na nossa forma de trabalhar. Ele também falou sobre as 5 (dis)funções de um time, do livro do Patrick Lencioni. Se você quiser ver os slides dele, estão aqui.

Depois o Flávio Martins falou sobre o Kick-off de produtos. Com exemplos práticos, ele mostrou como é feito um MVP e o Discovery, explicou alguns conceitos da visão  de produto e de usuário e mostrou como eles fizeram no projeto da Estácio. Você pode ver os slides aqui. Para terminar, Andressa Chiara falou sobre como medir Business Value, ROI, métricas e coisas do tipo. Veja os slides dela aqui.

Mais uma vez, se você estava aqui na terça-feira pode deixar seu feedback aqui. Se você não estava, assista ao vídeo:

E foi isso! Esperamos que os presentes tenham aproveitado. Se você tem alguma dúvida, deixe abaixo o seu comentário. E se você quiser fazer parte dos nossos eventos, fique atento às nossas redes sociais e ao nosso Meetup (São Paulo e Rio). Até a próxima =)