Concrete Logo
Hamburger button

Actions on Google: usando o Google Assistant a seu favor

  • Blog
  • 12 de Setembro de 2018

Hoje, o Google Assistant está encontra disponível em uma variedade de dispositivos: Wear OS, Android TV, Android phones, Tablets, Smart Displays, Speakers, iPhones, entre outros. Ativado por voz, o Google Assistant recebe comandos em linguagem natural ou de inputs visuais (entradas de textos, chip de sugestões etc), oferecendo novas experiências de interação com os usuários.

E para propagar a utilização do Google Assistant, a Google tem criado diversas iniciativas para que desenvolvedores de software e hardwares possam integrar o assistente em seus próprios gadgets e serviços, abrindo assim um grande leque de possibilidades de uso.

Mas o que é Action on Google?

Uma dessas iniciativas falada acima, disponibilizada no final de 2016, foi a Action on Google, plataforma que viabiliza o desenvolvimento de “Assistant Apps”, aplicativos para expandir as funcionalidades do Google Assistant em serviços de terceiros, por meio de actions.

Action, nada mais é, do que o ponto de entrada em uma interação entre o usuário e o Google Assistant, criado por meio de linguagem natural, em que o usuário pode falar ou digitar uma frase informando o nome da action que quer interagir.

Um exemplo dessa interação seria, “Ei Google, fale com o Google IO”, na qual a action “Google IO” vai ser chamada para iniciar um diálogo bidirecional com o usuário, até que as suas necessidades sejam atendidas ou a conversa concluída. Na plataforma, você dispõe de documentação, programa para comunidade, suporte e acesso ao Actions Console.

Os principais serviços que a plataforma oferece no Actions Console são:

  • Adicionar ou importar projetos de actions
  • Gerenciamento e personalização das actions
  • Simulador para testar suas Actions
  • Gerenciar release (Alpha, Beta e Production)
  • Deploy do projeto
  • Analytics
  • Integração com Backend Services

Ele ainda conta com outros serviços da Google, como o Dialogflow, plataforma que tem uma IDE de fácil utilização, compreensão de linguagem natural (NLU), machine learning, entre outros recursos. Além do Dialogflow, outras ferramentas de diálogo podem ser integradas.

E como uso ao meu favor?

Simples. Desenvolvendo aplicações exclusivas para o Google Assistant, existem diversas APIs públicas de terceiros que você pode integrá-las também (você pode ser primeiro a fazer essa integração) ou se você já tem sua própria API, pode integrar algumas funcionalidades para facilitar a vida dos seus usuários. Um ponto bastante relevante é que eles não precisam instalar nada para invocar suas Actions no Google Assistant!

Há muito a agregar a um produto existente e espaço para criar coisas novas em uma plataforma que vem crescendo e oferecendo novas experiências aos usuários.

A criação de Actions para o Google Assistant exige conhecimentos em Conversation Design. Saiba mais aqui.

Não fique de fora, seja você também um AoGDev! Venha fazer parte desse time que só cresce e entre para a comunidade Actions on Google Dev BR no Slack.

Obrigado pela leitura e até o proximo post. Nele, vamos ver o desenvolvimento de uma Action do zero!

Fonte.

A Concrete, parte da Accenture Technology, é referência em consultoria ágil, facilitando a transformação digital dos clientes ao criar produtos digitais inovadores. Só no capítulo Android contamos com 60 pessoas, que compartilham informações o tempo todo, em talks semanais e treinamentos frequentes. Nossos times têm autonomia para trabalhar e acesso direto aos gerentes, o que facilita a troca de conhecimento e a constante evolução técnica. Quer trabalhar com os melhores? Envie seu perfil do LinkedIn ou currículo para o e-mail trabalheconosco@concrete.com.br.